terça-feira, 14 de setembro de 2010

Salvador – lugar para ser feliz e bem recebido pela alegria dos baianos




escrito por Luciano Szafir (07.09.2010)

Por hoje ser dia sete de setembro, Dia da Independência do Brasil, escolhi Salvador para homenagear.

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do Estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Situada na microrregião homônima, é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste e a terceira do Brasil.

A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio Estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

Possui um clima tropical predominantemente quente, com maior concentração de chuvas no inverno e verão seco. Chega a extremos de 15°C no inverno e a 38°C no verão. Os bairros litorâneos fora da Baía de Todos os Santos, como a Pituba e Praia do Flamengo recebem fortes ventos vindos do mar.

Salvador possui famosas praias, como as de Itapuã, dos Artistas e do Porto da Barra. As praias da cidade atraem tanto habitantes locais como turistas, principalmente devido à temperatura agradável da água. Algumas possuem restaurantes típicos na própria areia (barracas de praia), onde se preparam frutos do mar e bebidas diversas. Além disto, é comum encontrar tabuleiros de baianas, onde é possível provar um acarajé.

Quem viaja para a capital não pode deixar de conhecer o Pelourinho, que é um local repleto de construções coloniais de diferentes tons de cores. Então, por todo o valor histórico-cultural, atualmente, o nome consta no Registro Histórico Nacional é chamado de Centro Cultural do Mundo pela UNESCO e, ainda, a UNESCO certificou esse sítio histórico como Patrimônio da Humanidade.

Além do Pelourinho existem outros pontos turísticos também imperdíveis como:

Mercado Modelo: uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem grande variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: construída em estilo neoclássico com fachada em rococó.

Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté: mantido sobre proteção ambiental, conta com uma das lagoas mais famosas do Brasil: a lagoa do Abaeté.

Ponta de Humaitá: localizada em um dos locais mais visitados da Cidade Baixa, conta com belezas naturais.

Farol de Itapuã: construído no século XIX, fica encravado entre pedras, na praia de Itapuã.

Alto de Ondina: onde se encontra o Jardim Zoológico.

Marina da Penha.

Parque da Cidade: conta com cerca de 720 mil m² de área verde. É um local de preservação da Mata Atlântica, vegetação original da costa brasileira.

Farol da Barra: localiza-se na antiga ponta do Padrão, no litoral da capital baiana

Parque de São Bartolomeu: área de preservação ambiental, conta com uma extensa reserva de mata atlântica.

Jardim Botânico.

Feira de São Joaquim.

Parque Metropolitano de Pituaçu: parte do Parque é coberto por mata atlântica, sendo a maior área verde de Salvador.

Forte de São Marcelo: erguidos sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas.

Solar do Unhão: o engenho, construído no século XVII, abriga atualmente o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Dique do Tororó: lagoa artificial, localizada no bairro do Tororó.

Fonte Nova: principal estádio de futebol da cidade.

Elevador Lacerda: um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Enfim, acredito que todo brasileiro que puder viajar deva escolher Salvador como destino, eu já estive lá e garanto que é um lugar para ser feliz e bem recebido pela alegria dos baianos.

Um beijo, Luciano

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/luciano-szafir/2010/09/07/salvador-lugar-para-ser-feliz-e-bem-recebido-pela-alegria-dos-baianos/



Nenhum comentário:

Postar um comentário