quinta-feira, 29 de julho de 2010

Forte São Marcelo como elemento de descomoditização

Considerando verdadeiro o senso comum que diz que o turismo de massa geralmente atenta contra a sustentabilidade da localidade, o caminho a seguir é o da diferenciação do produto turístico. Isso é possível quando o destino possui atributos intrínsecos que o tornam único ou, ainda, quando identifica uma carência específica na demanda e consegue satisfazer a essa necessidade. O caso da cidade do Salvador é típico. Ela se consolidou como um destino de sol e praia, que é tradicionalmente um segmento turístico de massa.

Após a consolidação do destino, as autoridades gestoras do turismo passaram a envidar esforços para deslocar o foco da demanda de sol e praia para a de eventos, cultural e de negócios. Hoje a cidade já não é mais um destino exclusivamente de verão. As atividades empresariais, os congressos e seminários nacionais e internacionais e outros eventos já dominam as estatísticas do turismo local. O foco está definido e o caminho traçado. É preciso diversificar os atrativos para satisfazer o público que atende ao novo chamado desse destino turístico. O convite deixa de ser para passar as férias em nossa praia e passa a ser para vir fazer negócios em nossa terra. É nesse cenário que o Forte São Marcelo chega para ocupar um espaço praticamente ainda sem dono.

O espaço do atrativo turístico diferenciado, voltado para um público seleto, não-massivo. Esse público corresponde a um volume de demanda capaz de movimentar a economia do equipamento, possibilitando a sua manutenção e a do seu aparato tecnológico. Não se sabe ainda se seria capaz de remunerar o capital nele investido. Vale ressaltar que essa diferenciação não é estanque. Ela se dá em um processo continuo de pesquisa e aperfeiçoamento. Caberá, portanto, à gestão do Forte São Marcelo garantir que o planejamento do receptivo seja atualizado, de forma a atender às mudanças do mercado e ao amadurecimento do próprio Espaço.


escrito por Ernesto Britto Ribeiro e Milena Rocha Nadier Barbosa

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